Sacolões Agroecológicos Solidários

Postado por: DENNER FIGUEIREDO NASCIMENTO

Desde a proibição das feiras livres e das feiras agroecológicas nos espaços institucionais para fins de segurança o NEAP criou uma adaptação. Foi elaborada uma proposta que chamamos SACOLÕES AGROECOLÓGICOS SOLIDÁRIOS.
Foram realizados cadastros de endereços dos consumidores dessas feiras e a entrega ocorre, semanalmente, de por em porta pelos agricultores. As referências são novas para o NEAP e para os agricultores. Estamos em constante aprendizado coletivo. Fazer uma feira virtual não é fácil. Demanda muito trabalho. Organizar a composição dos sacolões de modo a atender todas as famílias envolvidas, buscar variedades para atender o consumidor, organizar o sistema de entregas… tarefas hercúleas.
As sugestões de melhoria nas entregas são levadas a sério pelos pesquisadores. No dia 16/05/2020 o coordenador do NEAP se reuniu, com todas as precauções de saúde, com os camponeses para tratar das críticas na entrega dos produtos.
Trata-se de um projeto de pesquisa e de extensão. O NEAP tenta ajudar um grupo de camponeses, que eram analfabetos até pouco tempo, a produzirem em bases agroecológicas e a venderem seus produtos. Informamos o nome dos produtores para destacar a procedência do produto que as pessoas cadastradas estão adquirindo. Nosso controle facilita para discutirmos a melhoria da oferta e para criar os mecanismos necessários para o reconhecimento como produto orgânico pela venda direta, sem necessidade de selo. Mas, com cadastro no MAPA. Estamos caminhando nesta direção.
É preciso muita paciência neste trabalho, pois não se muda uma cultura como se troca a toalha de uma mesa. A pesquisa e a extensão da UFMS, Embrapa Pantanal, IFMS e AGRAER têm por objetivos buscar a segurança alimentar urbana/rural e fomentar a produção sustentável em grupos camponeses, praticamente alijados das políticas públicas.
Não estamos fazendo novos cadastros de consumidores, pois a capacidade de oferta dos agricultores está no limite.
Agradecemos o apoio.

Compartilhe:
Veja também